Esperança, carta para o amanhã

Cada fase da vida exige diferentes propósitos a serem seguidos conforme a etapa na qual estamos. O desafio é assumir responsabilidades para criarmos um futuro próprio, renovando nossos desejos a cada rito de passagem.

Nesta época do ano, costumamos pensar no mundo e, consequentemente, analisamos nosso lugar nele. Por vezes, questionamos quem somos nós e o que queremos para o futuro. Noutras, lamentamos aquilo que deixamos de fazer por alguma razão qualquer.  E assim, na maioria das vezes, esquecemos de viver o presente.

Evidentemente, algumas questões independem de lugar, tempo, religião ou cultura. De vez em quando, principalmente quando me retiro em alguma montanha distante dos centros urbanos, perguntas como estas retornam em meus pensamentos:

–– O que é a vida?

–– O que me faz ser humano?

–– O que é o Universo?

–– Seria Deus uma pessoa, um espírito ou seria Ele tudo?

Provavelmente, em algum momento deste percurso, você já deve ter se perguntado sobre a sua existência e, de alguma maneira, buscou um sentido para seguir.

Nossa vida é feita de escolhas e nossas questões podem ser o caminho para seguirmos adiante na esperança de encontrarmos respostas. Talvez seja por isso que estamos aqui neste mistério.

Para cada ciclo, abrimos uma porta para o horizonte e renascemos a cada nascer do Sol. Nossas caixas de lembranças são os nossos dias. Depende de nós projetarmos um belo presente e ganharmos memórias formidáveis.

Seja você mesmo. E lembre-se: antes de se alcançar o nível mais alto da escada da vida, precisará do degrau em que está agora.

Alguns questionamentos continuarão sem uma resposta exata, precisa, material ou definitiva. São transformados em sentimentos. Vale pensar no que é importante na sua vida. Ou, qual a sua motivação para o hoje? Escolha.

Espero que encontre seu caminho. Não existe uma linha correta para seguir a não ser as vias do seu coração, da sua alma, do seu eu interior. Ou seja: daquilo que te faz ser quem é. Um caminho que o faça sentir forte e orgulhoso pelos seus atos.

Se existe algo maior que nós, e que nos permite alguma conexão ou significado para esta vida, transforme o hoje porque você é a única possibilidade para o seu próprio bem.

Acredite em alguma coisa que faça valer a pena. Depende apenas de acreditar.

Dezembro de 2015

Foto: Edsandra Carneiro

Eu, Edsandra, escrevo, quinzenalmente, às quartas-feiras. Por conta dos festejos de fim de ano, a próxima postagem será no dia 13 de janeiro.

Na esperança de um futuro de respeito, de harmonia e de paz, desejo a você, leitor, dias de proficuidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *